nas Redes Sociais

FAMBRAS HALAL 

Phone 55 (11) 5035-0820

Rua Tejupá - 192 - Jabaquara - SP - Brasil

Em Nome de Deus, O Misericordioso, O Misericordiador

Reconhecimento Global

FAMBRAS HALAL 

MEMBER

Site_Horuss

O sistema bancário islâmico tem a mesma finalidade que bancário convencional: ganhar dinheiro para o instituto bancário, emprestando capital.

 

Mas esse não é o único propósito, já que a adesão à lei islâmica pretende garantir um jogo justo e, também, ser o cerne do sistema bancário islâmico. Por exemplo, o Islam proíbe o empréstimo de dinheiro a juros, no entanto, um modo de evitar esse mal foi criar as regras islâmicas sobre transações (conhecido como Fiqh al-Muamalat).

 

O princípio básico do sistema bancário islâmico é de partilha de riscos que é um componente do comércio, em vez de transferência de risco que vemos no sistema bancário convencional. Dessa forma, o sistema bancário islâmico introduz conceitos como: participação nos lucros (Mudharabah), custódia (Wadiah), joint venture (Musharakah), o custo de mais (Murabahah) e leasing (ljar).

 

Assim, o sistema bancário islâmico é restrito a operações islamicamente aceitáveis, excluindo as que envolvem álcool, carne de porco, jogos de azar, cigarros etc. O objetivo do sistema é se engajar, apenas, em investimentos éticos e morais de compras.

 

Finanças Islâmicas