nas Redes Sociais

FAMBRAS HALAL 

Phone 55 (11) 5035-0820

Rua Tejupá - 192 - Jabaquara - SP - Brasil

Em Nome de Deus, O Misericordioso, O Misericordiador

Reconhecimento Global

FAMBRAS HALAL 

MEMBER

Site_Horuss

Fatwas sobre Vinagre

Regulamento sobre o vinagre feito a partir do vinho

 

O vinagre é um alimento de base bem conhecido, feita a partir do vinho que a composição é alterada, de modo que já não é doce, mas sim ácido ou azedo.

 

Jaabir (Que Allah esteja satisfeito com ele) Relatou que o Profeta (Que a paz e bênçãos esteja sobre ele) Disse: “O qual é uma boa comida é o Vinagre.” (Relatado por Muslim, 3/1623).

 

Quando o vinho se transforma em vinagre por si só, sem qualquer tratamento deliberado para que seja mudado, é permitido comer, beber e manuseá-lo, de acordo com o consenso dos sábios/estudiosos, por causa do Hadith (ditos) citado acima.

 

Mas se o vinho tornou-se vinagre por causa do tratamento deliberado, pela adição do vinagre, cebola, sal etc.; ou por qualquer outro processo, neste caso os estudiosos/Sábios (Que Allah tenha misericórdia deles) divergem quanto a saber se é admissível.

 

Os Imam Shafi’i, Hanbalis e alguns Malikis dizem que não é permitido a alteração deliberada do vinho para o vinagre, porque não são puros. A evidencia(Daleel) para este Dito(Hadith) de Anas Ibn Malik (Que Allah esteja satisfeito com ele) a qual disse: “O Mensageiro de Deus (Que a paz e as benções esteja sobre ele) foi perguntado se o vinho poderia ser mudado para ser usado como o vinagre. Ele disse: “Não.” (Relatado por Muslim).

Abu Talha (Que Allah esteja satisfeito com ele) relatou que o Profeta (Que a paz e as Bênçãos esteja sobre ele) foi questionado sobre alguns órfãos que tinham herdado um pouco de vinho. Ele disse: “Jogue-o fora.” Ele perguntou, “poderíamos não fazê-lo em vinagre? “Ele disse: “não” (Relatado por Muslim).

 

A razão disso:

Allah, Que ELE seja Glorificado e Exaltado, nos ordenou para evitar o vinho. Mantê-lo e trata-lo até que ele se transforma em por meio de vinagre a qual significa manuseia-lo e ter contato, armazena-lo e ter qualquer benefício com o produto e isso não é permitido.

 

Está permitido que o muçulmano compre vinagre de alguém que esteja vendendo, a não ser que ele perceba ou venha saber de que ele foi processado de forma deliberada. “Omar (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: “......Não há nada de errado o homem comprar vinagre do povo do livro, mesmo que eles vendem e não sabem do processo deliberativo a partir do vinho.” (Al-Mughni, 8/330).

 

E Allah sabe o melhor.

(Bidaayat al-Mujtahid li Ibn Rushd, 1/461; Kashshaaf al-Qinaa’ li’l-Bahwati, 1/187;

Fath al-Qadeer li Ibn al-Hammaam, 8/166; al-Majmoo’ li’l-Nawawi, 1/225; al-Mughni li Ibn Qudaamah, 8/319).

http://islamqa.info/en/2283 

 

O que são Fatwas

Fatwa é um pronunciamento legal emitido por um especialista em Lei Islâmica (Sharia) sobre determinado assunto específico. Em geral, uma fatwa é emitida a pedido de um juiz para esclarecer uma questão na qual uma fiqh (jurisprudência islâmica) é pouco clara. Um acadêmico, por exemplo, pode ser ouvido para que seja emitida uma fatwa, porque ele pode ser uma autoridade no assunto.