nas Redes Sociais

FAMBRAS HALAL 

Phone 55 (11) 5035-0820

Rua Tejupá - 192 - Jabaquara - SP - Brasil

Em Nome de Deus, O Misericordioso, O Misericordiador

Reconhecimento Global

FAMBRAS HALAL 

MEMBER

Site_Horuss

E-Numbers

Status Halal para E-Numbers

São considerados Halal desde que venham de uma única fonte vegetal e/ou mineral e também quando em seu processo não são inseridos ingredientes proibidos conforme determinado pela jurisprudência islâmica.

 

 

 

 

Status Haram para E-Numbers

São todos ingredientes e/ou insumos obtidos a partir de porcos e ou animais que não foram abatidos conforme a jurisprudência islâmica e que tenham sido contaminados por impureza (Najs).

 

 

 

 

Status Mashbouh para E-Numbers

São aqueles ingredientes que podem ser obtidos de várias fontes - tanto de animais, vegetais, minerais e/ou seres humanos. Nesta categoria também é possível incluir o conceito de contaminação de um item de essência Halal por um elemento haram.

“E-Numbers” são códigos de identificação atribuídos a diversos aditivos alimentares. Foram criados pela Comunidade Econômica Europeia (CEE) e são universalmente adotados pelas indústrias e órgãos de fiscalizadores de todo o mundo.

 

 

As funções dos aditivos

 

Aromatizante - Substância que confere ou intensifica o sabor e o aroma dos alimentos.

 

Antioxidante - Substância que retarda o aparecimento de alteração oxidante nos alimentos.

 

Antiumectante - Substância capaz de reduzir as características higroscópicas dos alimentos. Impede que as partículas se agrupem quando em contato com a água.

 

Acidulante - Substância capaz de reduzir as características higroscópicas dos alimentos.

 

Corante - Substância que confere ou intensifica a cor dos alimentos.

 

Conservante - Substância que impede ou retarda a deterioração dos alimentos, provocada por microrganismos ou enzimas.

 

Clarificante - Substância que retira a turbidez do alimento.

 

Edulcorantes - Substância orgânica artificial, não glicídica, capaz de conferir sabor doce aos alimentos, utilizada muito em produtos dietéticos.

 

Espessante - Substância capaz de aumentar a viscosidade de solução, melhorando a consistência dos alimentos.

 

Emulsificante - Substância adicionada às emulsões, para aumentar a sua estabilidade cinética, tornando-as razoavelmente estáveis e homogêneas.

 

Estabilizante - Substância que favorece e mantém as características físicas das emulsões e suspensões, evitando a cristalização.

 

Espumíferos e Antiespumíferos - Substâncias que modificam a tensão superficial dos alimentos líquidos, interferindo na produção de espuma.

 

Umectante - Substância capaz de evitar a perda da umidade dos alimentos.

 

 

Definição de status para E-Numbers e outros ingredientes

 

Seguindo um contexto técnico, a FAMBRAS Halal define que todos os aditivos e ingredientes industrializados podem estar na categoria duvidosa, independentemente de serem categorizados como Halal, com base em sua origem. A cada dia, são desenvolvidas novas técnicas para obtenção de componentes auxiliares de processo, portanto, somente por meio da auditoria Halal e investigações laboratoriais é possível confirmar o status Halal de um elemento.

Alguns E-Numbers Haram:

E-Numbers

Nome

Origem

Se obtido a partir de osso e pele de porco e também se proveniente de bovinos que não foram abatidos conforme determinado na   jurisprudência islâmica.

Gelatina

E441

Produzido a partir de ossos de animais e ou mineral

Fosfato de Cálcio

E542

Se extraído de pelos de porco, cabelo humano e pena de pato.

L-cisteina

E921

Se extraído da urina de vaca.

Uréia

E 927

Se extraído da bile de vaca.

Ácido cólico

E1000

E101

E101a

E120

E132

E153

E160f

E161

E170

E422

E430

E431

E432

E433

E434

E435

E436

E442

E470

E471

E472a

E472b

E472c

E472d

E472e

E473

E474

E475

E476

E477

E478

E481

E482

E483

E484

E491

E492

E493

E494

E495

E544

E556

E570

E572

E620

E621

E622

E623

E630

E-Numbers que podem ser obtidos de várias origens, animal e vegetal e ou contaminados em seu processamento com aditivos proibidos:

Alguns E-Numbers que para algumas instituições e escolas foram categorizados como Haram.

Mas para a FAMBRAS HALAL e outras instituição é Halal.

 

Insetos em especial a cochonilha sua origem a partir de partes secas do corpo da fêmea do inseto Dactilipius coccus, que vive em cactos (Nopalea coccineccifera) nativos na região do México e são cultivados na América do Sul. O carmim consumido no Brasil é praticamente proveniente do Peru.

 

O extrato conhecido como cochonilha, contém aproximadamente 10% do ácido carmínico que é a substância corante. A FAMBRAS HALAL segue o conceito de que esse produto é Halal seguimos a aprovação da Indonésia, Malásia e outras instituições através das fatwas e estudo. Nós seguimos o mais obvio dos ensinamentos. “Esse inseto se alimenta de seiva do cactus (vegetal) e não flui sangue em seu organismo é possível comparar com a permissão ao muçulmano de se alimentar de gafanhotos o princípio cientificamente seria o mesmo. ”

O extrato de cochonilha poderia entrar sim, na categoria duvidosa, dependendo de que maneira se deu seu processamento por exemplo o uso de gelatina, maltodextrina e ou uso de álcool como veículo, nesse caso poderiam estar sendo contaminados por aditivos e ou ingredientes Haram.

 

Vide fatwas.

 

Álcool etílico ou etanol é um líquido incolor, produzido pela fermentação de vegetais, em especial, da cana de açúcar. Para a FAMBRAS HALAL o uso do álcool etílico é aceitável se usado apenas como um coadjuvante funcional, onde não haveria possibilidade de ser embriagante e ou toxico. Essa permissibilidade deve seguir nossos parâmetros e de instituições que seguem o mesmo conceito de aceitação, não poderá exceder:

 

Matéria prima deve restar no máximo 0,5%;

 

Produto final deve restar no máximo 0,1%.

 

Vide fatwas.